terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRINCESA

Gente, hoje queria passar algum fato histórico pra vcs. Depois de pensar muito e ter várias opções, decidi q deveria homenagear a mim mesma...(modéstia...onde está vc???).
Resolvi falar sobre a PRINCESA ISABEL.
(Negaaaa, mas tú era feinha hein...rsrs)

Primeiro pq meu nome é Isabel, segundo pq ela foi muito importante pra minha raça e terceiro pq ela foi uma mulher q mudou a história do nosso país.
Caí na pesquisa... pq até sei algumas coisas sobre ela mas nada q pudesse ser fundamental aki (hehehe).
Novamente no salvador Wikipédia, fiquei passada com algumas coisas q descobri...

O nome: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon.

Já descobri duas coincidências só aí: meu nome tb é Isabel Cristina (!!!) e minha filha se chama Gabriela (!!!), fiquei chocadaaaaa...ms tb pensei CARACAAAAAAA qnts nomes pra uma pessoa só!!! rsrs...enfim, passando aos fatos históricos...

Nascida no Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846, foi princesa imperial, regente, senadora,... a mulher era o poder em forma de gente e fez o q poucos teriam coragem de fazer (até hj...)
Em 28 de Setembro de 1871, durante sua regência foi assinada a Lei do Ventre Livre que tornava livre os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. Contudo, a lei parecia ser ineficaz em sua proposta inicial e em 13 de maio de 1888 a princesa assinou a Lei Áurea que acabou com a escravidão no Brasil.

(Com essa pena foi assinada a Lei Áurea...até pra assinar a princesa era chique... foram feitas 2 penas, mas a outra era feita com pedras demais...rsrs...)
(A Lei Áurea.)
(PS: A escravidão acabou??? tem muita gente q não sabe disso...rsrs).

Pra não ficar muito longo, vou logo dizendo q após o fim da monarquia, a princesa seguiu exilada para a França onde viveu com o Conde d'Eu e faleceu em 14 de novembro de 1921 (aos 75 anos!!!).

É...como as mulheres fazem a diferença na história... devíamos fazer isso no nosso tempo tb e tentar mudar a história das nossas vidas (pelo menos).
Espero q tenham gostado.
Bjão
Mulher Básica

2 comentários:

  1. Oie, td bem?!

    Tem sorteio lá no blog. Dá uma passadinha dps!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, já passei e estou participando...
    Bjão

    ResponderExcluir

Muito obrigado por ler e comentar no meu blog, assim q possível estarei respondendo a todos os comentários aki mesmo... Qualquer coisa entre em contato pelo e-mail: mulherbasicag@yahoo.com.br. Fico feliz com seu retorno breve...Bjão